Skip to main content

Quando consumimos algo, sempre analisamos sua procedência em qualidade e credibilidade, não é mesmo? Uma das características geralmente utilizadas que auxiliam na identificação de um produto ou serviço é a sua marca, que começa a ser considerada como um componente importante para agregar valor e competitividade no mercado.

Esse cenário começou a ser percebido pelos consumidores, gerando uma tendência de investimento na identidade visual como forma de fidelizar o cliente, aumentar as vendas e gerar confiabilidade em seu produto. De acordo com o Ranking da Interbrand que destaca as marcas brasileiras mais valiosas, as empresas que souberam combinar uma boa gestão de sua marca e que trazem em sua essência um propósito claro e forte, que contribui na identificação do cliente para com a empresa, foram as que mais se destacaram com alto poder competitivo e inovador, respondendo de forma rápida aos desafios impostos pela proliferação e crescimento de novos concorrentes.

As 10 marcas brasileiras mais valiosas e lembradas em 2021:

Para conferir o estudo completo, clique aqui.

A proposta de valor é importantíssima para uma marca

Novas formas de gerenciamento e concepção de marcas começam a ser criadas então por meio de um conceito definido que consiga expressar a proposta de valor da empresa para seus clientes. Esse processo também conhecido como “branding” busca aumentar o valor agregado da empresa através da diferenciação da sua identidade visual e, quando acertada, a administração não somente poderá influenciar nas questões financeiras da empresa (mais consumidores, aumento de vendas) mas também acarretar na influência social e cultural que pode perpassar escalas globais, atingindo mercados locais e internacionais.

Uma vez que as marcas são ativos intangíveis de altíssimo valor agregado, é imprescindível buscar a sua proteção de acordo com a legislação aplicável, que prevê em suas condições de registrabilidade o caráter distintivo, a qual pode ser atendida juntamente com uma gestão acertada.


Você também pode se interessar:

Registro de marcas e pedidos de patentes: o que é e como fazer?
Saiba como agir em casos de pirataria
A importância do registro de marca


Entretanto, esses dois processos na prática, branding e registro da marca, dificilmente são conciliados. Muitas empresas passam por processos de criação de identidade visual sem antes considerarem que, ao requerer a proteção de uma marca, poderão conflitar com marcas protegidas ou já em processo de registro no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso porque ainda existe desconhecimento da matéria, má orientação de profissionais envolvidos na abertura da empresa e até a despreocupação do empresário em realizar prontamente o registro.

Fique atento ao registro junto ao INPI

Sem o registro junto ao INPI não há proteção jurídica ampla, possibilidade de impedir que terceiros utilizem a mesma marca ou até mesmo realizar eventuais cobranças pelo uso indevido da marca. Por isso, é de extrema importância buscar profissionais que auxiliem no processo de registro durante o desenvolvimento da identidade visual de sua marca. Marcas registradas transmitem credibilidade, oferecem segurança ao consumidor e quanto mais inserida na sua cultura, mas estabelece uma ideia de segurança, garantindo e preservando a sua existência e permanência no mercado.


A Intellinova auxilia no registro de marcas e patentes, dentre outros ativos intangíveis. Conta com um Departamento de Marcas e Patentes formado por profissionais habilitados e com mais de 15 anos de experiência na área. Entre em contato e saiba mais!