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Antes de escolher o nome da sua marca, é importante realizar uma pesquisa minuciosa para garantir que o nome escolhido não esteja sendo usado por outra empresa e que não esteja protegido por direitos autorais ou marcas registradas. Para isso, considere os seguintes pontos:

Faça uma pesquisa geral

Pesquise nomes de marcas semelhantes e verifique se o nome que você está considerando já está em uso. Verifique se o nome é exclusivo e não infringe os direitos autorais de outra empresa.

Determine a sua identidade visual

Para escolher um nome para a sua marca, você deve ter uma ideia clara da identidade que deseja transmitir. Pense no seu público-alvo, no tom e estilo que deseja passar e nos valores que deseja que sua marca represente.

Considere as implicações culturais

Certifique-se de que o nome que você escolher não tenha implicações culturais negativas ou ofensivas em outras línguas ou culturas. Assim, você pode minimizar problemas futuros.

Verifique a disponibilidade do nome de domínio

Verifique se o nome de domínio está disponível para o seu site e redes sociais. Isso evitará que outras empresas usem o mesmo nome que você posteriormente. Você também pode verificar a disponibilidade nas principais plataformas de mídias sociais.

Lembre-se de que escolher um nome de marca é apenas o primeiro passo. É importante criar uma estratégia sólida de marketing e branding para ajudar a sua marca a se destacar e se tornar bem-sucedida.


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Escolhi o nome da minha marca, e agora?

Sabe aquele símbolo de ® ao lado do nome da empresa? Esse símbolo indica que a marca foi registrada e só pode ser utilizada por quem realmente cumpriu os requisitos e tornou-se legítimo dono dela.

Se você estiver pensando em registrar sua marca, fale com a Intellinova! Nossa equipe de consultores está disponível para esclarecer dúvidas e fazer a análise do potencial de licenciamento da sua marca de forma rápida, online e gratuita. Basta acessar: https://intellinova.com.br/servicos/registro-de-marcas.

Quanto custa registrar uma marca?

Para dar início ao processo de registro, é preciso pagar algumas taxas que são tabeladas pelo INPI. O valor varia entre R$ 142,00 e R$ 355,00, dependendo de alguns fatores como o porte da empresa. Contudo, pode ser necessário pagar ainda outras taxas, caso seja necessário anexar novos documentos, por exemplo.

Importante: MEI (Microempreendedor individual), ME (Microempreendedor) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) têm descontos especiais de até 60% no custo final do registro. Uma iniciativa para promover o registro de marca em empresas de pequeno porte.

Portanto, ao final do processo, quando o pedido é deferido (quando você consegue o registro), é preciso pagar ao INPI mais uma taxa de R$ 298,00 para pessoa física MEI, ME, EPP ou entidade sem fins lucrativos, ou R$ 745,00 para empresas de demais portes, para garantir a vigência do registro pelos primeiros 10 anos e ter acesso ao Certificado de Registro de Marca. Entretanto, se você deixar de pagar essa taxa, o pedido será arquivado e você não terá a titularidade.

Como o registro tem validade de 10 anos (renováveis), entre o nono e o décimo ano, se houver interesse do titular, será necessário renovar o registro. Nesse caso, pessoa física MEI, ME, EPP ou entidade sem fins lucrativos pagam R$ 426,00. Já empresas sem direito ao desconto pagam R$ 1.065,00 pela renovação.