Skip to main content

São muito os benefícios de registrar sua marca. Podemos citar, por exemplo, que uma marca identifica o seu negócio e o torna diferente dos demais perante o público consumidor. Muitos empresários não sabem, mas registrar seu nome comercial ou fantasia (e tudo que venha associado a ele) ou mesmo um símbolo que os identifica traz uma série de vantagens. Entre os benefícios está a proteção contra possíveis cópias e a garantia de que sua empresa, seus produtos ou serviços serão identificados diante da concorrência.

Portanto, registrar a marca é um investimento no seu negócio, já que a torna exclusiva e contribui para a sua visibilidade e valor no mercado.

Veja a seguir 5 vantagens e os benefícios de registrar sua marca:

1 – A principal vantagem de registrar sua marca é que ninguém mais poderá utilizá-la no mesmo ramo de atuação no território nacional, tornando-a exclusiva.

2 – Realizar o registro tornará viável incorporar o valor da marca ao patrimônio da sua empresa, gerar receita através de licenciamento (“aluguel da marca”), franquia ou cessão (“venda da marca”). Além disso, uma marca registrada pode ser avaliada, contabilizada e, se necessário, utilizada como garantia bancária.


Você também pode se interessar:

Registro de domínio: saiba porque é importante fazê-lo
Registro de marca: não corra o risco de perder o seu registro
É permitido existirem duas empresas com o mesmo nome?
Registro de marcas e pedidos de patentes: o que é e como fazer?
Marcas coletivas, de certificação e tridimensionais: principais diferenças
A importância do registro de marca


3 – Uma marca registrada aumenta a credibilidade e o status no mercado, o que fideliza clientes e faz sua empresa servir como referência.

4 – Evita que os consumidores se confundam quanto à origem dos produtos ou dos serviços oferecidos pelas diferentes empresas que concorrem entre si. Garante que sua empresa, seus produtos ou serviços sejam identificados diante da concorrência.

5 – Direito de pedir indenizações, entre outras medidas legais, como de cessação de uso, caso sua marca seja utilizada sem autorização.


Ficou interessado? Entre em contato! Nossa equipe de consultores está disponível para esclarecer dúvidas e fazer a análise do potencial de licenciamento da sua marca.