Faça o registro de seu software com a Intellinova agora.

A proteção do código fonte do programa de computador ou APP junto ao INPI é a melhor forma de coibir a reprodução indevida. Registre conosco e proteja seu investimento.

Falar com especialista

Quer fazer o registro de seu software?
Entre em contato agora.




    Faça o registro de seu software com a Intellinova agora.

    A proteção do código fonte do programa de computador ou APP junto ao INPI é a melhor forma de coibir a reprodução indevida. Registre conosco e proteja seu investimento.

    Falar com especialista

    Quer fazer o registro de seu software?
    Entre em contato agora.




      A Intellinova é uma empresa de consultoria especializada em registro de softwares.

      Evite que seu programa de computador seja pirateado. É importante o registro do seu software para impedir que terceiros o utilizem sem a sua autorização, maximizando o retorno de seu investimento. A regulamentação dos programas de computador exige atenção redobrada, pois envolve Direito de Propriedade Industrial e Direito de Autor.

      Por isso, a Intellinova oferece tanto o serviço de registro de software perante o INPI, quanto pareceres acerca da viabilidade de proteção alternativa do software. Além disso, fornece aconselhamento administrativo e jurídico nacional e internacional.

       

      A Intellinova é uma empresa de consultoria especializada em registro de softwares.

      Evite que seu programa de computador seja pirateado. É importante o registro do seu software para impedir que terceiros o utilizem sem a sua autorização, maximizando o retorno de seu investimento. A regulamentação dos programas de computador exige atenção redobrada, pois envolve Direito de Propriedade Industrial e Direito de Autor. Por isso, a Intellinova oferece tanto o serviço de registro de software perante o INPI, quanto pareceres acerca da viabilidade de proteção alternativa do software. Além disso, fornece aconselhamento administrativo e jurídico nacional e internacional.

      Como funciona
      o processo de registro?

      Sabemos o quanto é importante proteger seu patrimônio intelectual. Conte conosco para registrar seu software.

      Falar com especialista
      1

      Busca

      A primeira etapa durante o processo de pedido de registro consiste basicamente na busca prévia. O cliente solicita o orçamento e se há possibilidade do registro para a Intellinova, que realiza uma busca preliminar com a expressão solicitada, retornando com a probabilidade de êxito e eventuais registros anteriores que possam conflitar.
      2

      Depósito do pedido de registro

      O Depósito do pedido de registro é a etapa onde o cliente já aprovou o orçamento e decide dar sequência ao registro da marca. Nesta etapa são compiladas todas informações e documentos necessários para o protocolo junto ao INPI. São realizados os cadastros necessários e é dado início ao processo, com a emissão de um número de protocolo.
      3

      Publicação na RPI

      Após a realização do pedido de registro de Marca, caso o INPI verifique que não existe nenhuma inconformidade, este será publicado na RPI - Revista de Propriedade Industrial, (com periodicidade semanal, todas terças-feiras) para que terceiros eventualmente apresentem oposição ao pedido, no prazo de 60 dias a partir da publicação do pedido.
      4

      Monitoramento e verificação de colidências

      Caso seja identificada alguma irregularidade no exame formal, são formuladas exigências ao depositante, que deve atendê-las no prazo de 5 (cinco) dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à data de publicação da exigência. Atendidas as exigências, o pedido é publicado na RPI para eventuais manifestações de terceiros.
      5

      Exame do pedido

      Com o exame do pedido pode ocorrer o deferimento ou indeferimento. Tanto no caso do indeferimento, quanto no deferimento há processos uqe podem e/ou devem ser feitos. Todo esse acompanhamento, com envio da respectiva taxa é feito pela Intellinova, para que o titular não precise se preocupar com prazos ou acompanhamento de processo.
      6

      Concessão

      Após nova análise, o INPI verifica se houve a ratificação do pedido de registro, com o pagamento das respectivas taxas. Estando tudo de acordo, o registro será concedido para uso exclusivo do titular pelos primeiros 10 anos de vigência. Ao final deste prazo, o titular deve providenciar a prorrogação da vigência caso queira manter o registro de sua marca.
      7

      Envio do Certificado de registro

      Após aproximadamente 90 dias será disponibilizado ao titular o certificado de registro, que será enviado pela Intellinova.

      Fale agora com um de nossos consultores no WhatsApp.

      Fale agora com um de nossos consultores no WhatsApp.

      Falar com especialista

      Principais dúvidas sobre registro de softwares

      Qual é a importância do registro de programa de computador?

      Apesar de não ser obrigatório por lei, o registro de programa de computador é fundamental para comprovar a autoria de seu desenvolvimento perante o Poder Judiciário, podendo ser muito útil em casos de processos relativos a concorrência desleal, cópias não autorizadas, pirataria, etc., garantindo, assim, maior segurança jurídica ao seu detentor para proteger o seu ativo de negócio. A validade do direito é de 50 anos a partir do dia 1° de janeiro do ano subsequente à sua publicação ou, na ausência desta, da sua criação.

      Tenho uma ideia de aplicativo para smartphone. Como faço para proteger minha ideia e meu aplicativo contra cópia?

      A Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/1998), e subsidiariamente a Lei de Software (Lei nº 9.609/1998), conferem proteção ao programa de computador em si, isto significa, à expressão literal do software, isto é, suas linhas de código-fonte. O registro de programa de computador no INPI é a forma de garantir sua propriedade e obter a segurança jurídica necessária de modo a proteger o seu ativo de negócio, inclusive, por exemplo, no caso de uma demanda judicial para comprovar a autoria ou titularidade do programa.

      Recomendamos que o programa de computador esteja suficientemente finalizado para seu pedido de registro ser depositado no INPI; assim será garantida a máxima extensão possível para a proteção do seu código-fonte. Desse modo, conforme novas versões deste mesmo software forem sendo desenvolvidas, estas também poderão ser registradas. Não há limitação para a quantidade de registros depositados sobre um mesmo software no INPI.

      Aqui vale uma ressalva: softwares apenas conceituais, ou seja, programas de computador que ainda se encontrem meramente no campo da ideia, não são passíveis de proteção.

      O registro do software no INPI é rápido, totalmente eletrônico, com a expedição do certificado em um prazo médio inferior a 7 dias.

      Posso agendar o pagamento da GRU após protocolar o pedido de registro?

      Não. Após protocolado o pedido de registro, o não pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), ou mesmo o seu agendamento para uma data posterior, implicará petição não conhecida (código de despacho 742 – ver seção 2.2.3 do Manual do Usuário). Recomendamos que a GRU seja paga antes do protocolo do pedido de registro.

      Quem deve assinar o formulário eletrônico de depósito?

      Para protocolar o pedido de registro, é necessária a assinatura digital do titular do direito e do procurador (quando for o caso). Sem procurador, o titular assinará o documento Declaração de Veracidade – DV com seu e-CPF (no caso de pessoa física) ou e-CNPJ (no caso de pessoa jurídica). Havendo procurador, serão necessárias as duas assinaturas digitais, uma na procuração, do titular do direito, e outra no documento DV, do procurador (obrigatoriamente usando seu e-CPF)

      Qual é o tempo de tramitação do pedido?

      Protocolado o pedido de registro e consolidado o pagamento da GRU, o prazo para a expedição e disponibilização do certificado no portal do INPI é de até 10 dias corridos da data do depósito.

      De quem é a responsabilidade da guarda da documentação técnica sigilosa?

      A guarda da documentação técnica (código-fonte) que compõe o pedido de registro não é mais de responsabilidade do INPI, mais sim do próprio interessado, isto é, o Titular do Direito. Ele será o responsável por garantir a sua perfeita integridade ao longo do tempo que for necessário.

      O registro do programa de computador só tem validade no território nacional?

      Não. O registro de programa de computador não é territorial, isto é, sua abrangência é internacional, compreendendo os 175 países signatários da Convenção de Berna (1886).

      Ainda ficou com dúvidas?
      Entre em contato agora.