Skip to main content

O contrato de licenciamento, se estruturado por um consultor especializado em propriedade intelectual, proporciona benefícios mútuos para o licenciado e para o licenciador.

Muitos empresários nos procuram em busca de auxílio no processo de elaboração de contratos que envolvam a propriedade intelectual, tais como contratos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de confidencialidade, de franquia, de consultoria e também de licenciamento – tema do nosso artigo de hoje.

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas podem explorar sua propriedade intelectual não apenas incorporando inovações aos produtos, mas também os licenciando para terceiros visando gerar receita adicional. Para o licenciador, a estratégia permite a exploração de diferentes segmentos, mercados e regiões com um investimento reduzido.

Ao delegar para o licenciado a tarefa de gerar receita com produtos que não estão diretamente relacionados à atividade-fim da sua empresa, o licenciador pode manter o seu foco no desenvolvimento e no fortalecimento da marca – atividades importantes para manter um posicionamento sólido e aumentar seu valor no mercado.


Você também pode se interessar:

Registro de marcas e pedidos de patentes: o que é e como fazer?
Marcas coletivas, de certificação e tridimensionais: principais diferenças
A importância do registro de marca


E os benefícios se estendem para o licenciado, afinal, obter reconhecimento para os seus produtos por meio do uso de uma marca admirada pelos consumidores é uma vantagem competitiva, sem falar na economia em desenvolvimento de marca e no aumento das vendas.

Taxas e royalties

Para definir como a cobrança de taxas e de royalties será realizada, é importante que o licenciador contrate um profissional competente, que vai fornecer a orientação necessária na tomada de decisões.


Na Intellinova prestamos consultoria para empresas e atuamos na elaboração dos contratos de licenciamento, garantindo que a concessão de direitos de uso de determinada propriedade para terceiros cumpra o objetivo de agregar valor ao produto ou serviço da empresa licenciada.

Ficou interessado? Entre em contato! Nossa equipe de consultores está disponível para esclarecer dúvidas e fazer a análise do potencial de licenciamento da sua marca.