NOTÍCIAS

Você sabe por que é importante registrar um domínio?


14 de junho de 2017

Pode-se dizer que o domínio (ou como muitos chamam, “sítio eletrônico”) é, basicamente, seu nome na internet. Ou seja, é a forma como se deseja ser chamado ou encontrado no meio virtual. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização de endereços de computadores, caso contrário, seria necessário memorizar uma grande sequência de números. Registrar o domínio é o primeiro passo para se ter um site e endereços de email personalizados com o nome da sua marca/produto.

A entidade responsável pelo registro de endereços eletrônicos é a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que cobra uma taxa de R$ 30,00 anualmente para registros .com.br. Para verificar se o domínio que você pretende utilizar está livre para registro, basta acessar o site https://registro.br (para domínios nacionais) ou www.registrocom.com (para domínios internacionais). O registro tem validade de um ano e o atual proprietário sempre tem preferência durante o período de renovação.

COMO REGISTRAR UM DOMÍNIO

Se a sua escolha para o domínio estiver disponível, é preciso seguir algumas regras durante a solicitação:

1 –  O nome deve ter no mínimo 02 (dois) e no máximo 26 caracteres, não incluindo a categoria (“.com”, “.org”, “.br”, etc.);
2 – Caracteres válidos são: as letras do alfabeto (A a Z), os números ordinais (0 a 9) e o hífen;
3 – Um domínio não pode conter somente números;
4 – O hífen vale como separador entre palavras;
5 – Ao solicitar o domínio, não coloque o “www”. O correto é registrar o nome da seguinte maneira: dominio.com.br.

QUAL DOMÍNIO ESCOLHER?

A primeira coisa a se fazer para decidir qual domínio deve ser utilizado, é decidir que tipo de conteúdo será disponibilizado no site. Os mais conhecidos como .com e .com.br são mais indicados para sites comerciais, já .net é utilizado para redes e .org para organizações. Esses tipos podem ser utilizados apenas apresentando o número de CPF ou CNPJ.  

Outros domínios como .gov.br, e jus.br exigem uma documentação específica para que o usuário possa utilizá-los.

PORQUE DEVO REGISTRAR UM DOMÍNIO?

Muito semelhante ao registro de marcas e ao depósito de patentes, ele torna torna seu proprietário o dono exclusivo do nome em todo o mundo. Além disso, outros benefícios também são adquiridos:

– Ter um domínio e garantir um endereço próprio na internet aumenta a credibilidade da sua empresa no mercado;
– Permite que você utilize contas de email personalizadas e, consideradas mais profissionais (você@suaempresa.com);
– Ao criar um blog ou loja virtual personalizada com o endereço do seu site, expandem-se as possibilidades de negócios;
– Registrar um domínio garante facilidade para que seu site seja encontrado.

A Intellinova, além de garantir a regularização do seu nome de domínio frente às entidades nacionais e internacionais de registro, também garante proteção contra o uso indevido de terceiros e concorrência desleal no âmbito da internet.