NOTÍCIAS

Proteção de design é estímulo à inovação


23 de agosto de 2017

No post de hoje, entenda porque a proteção por desenho industrial é mais eficiente para os empresários do que a proteção pelo direito de autor.

Uma dúvida comum entre os empresários que buscam a consultoria da Intellinova é sobre qual categoria é a mais indicada para registrar suas criações no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Para esclarecer, produzimos este post com orientações do porquê, pensando estrategicamente no público formado por empresas/empresários, o registro de desenho industrial é mais indicado do que a proteção pelo direito de autor.  

A proteção por desenho industrial é vista por um ângulo diferente da conferida pelo direito de autor – mais utilizado por pessoas físicas que buscam proteger suas criações artísticas e valorizam o reconhecimento da criação atrelada ao seu nome.

Ela está relacionada ao estímulo à inovação, compreendendo aspectos de ordem prática que facilitam para os seus titulares a administração dos bens imateriais.

De modo geral, o registro de desenho industrial acaba sendo mais eficiente para os empresários por conta da rapidez do desenvolvimento de novidades na indústria, bem como da falta de uniformização das decisões judiciais envolvendo o tema.  

Em posse do registro, o empresário tem em mãos um documento que na prática facilitará suas ações nos casos que se fizer necessária a defesa do objeto do registro.  

Se você ainda não tem o registro das suas criações, não fique vulnerável à concorrência! Entre em contato com a Intellinova e converse com um dos nossos consultores, que farão a avaliação individual do seu caso para indicar a melhor solução para garantir a sua segurança jurídica.