NOTÍCIAS

Chapecoense: muito mais do que uma marca


30 de novembro de 2016

Nessa semana o futebol brasileiro passou por uma das maiores tragédias dos últimos tempos. O avião que carregava o time da Chapecoense para jogar a final da Copa Sulamericana em Medellín se acidentou deixando apenas 5 sobreviventes. Mensagens de condolência se espalharam mundo afora, com times de praticamente todos os continentes compartilhando a “marca” da Chapeconse nas redes sociais.
Tradicionalmente, a marca no Direito da Propriedade Intelectual tem a finalidade de proteger o investimento do empresário. Nas palavras de Denis Borges Barbosa:

A marca, ao designar um produto, mercadorias ou serviço, serve em princípio para identificar a sua origem; mas, usada como propaganda, além de poder também identificar a origem, deve primordialmente incitar ao consumo, ou valorizar a atividade empresarial do titular.

Entretanto, dado um acidente como esse, quão fria não é essa definição: “valorizar a atividade empresarial do titular”. Imagino que quando criada, o designer da marca da Chape não sabia que ela se tornaria o símbolo do futebol que deu certo; o símbolo de felicidade para toda uma região; o escudo de um time guerreiro, um dos melhores mandantes do brasileirão e cuja torcida sempre lotava seu estádio.

Com todo o ocorrido, hoje essa marca não representa só uma atividade empresarial, mas sim a dor de todos os amantes de futebol. Hoje ela representa a perda de um time que ainda não havia visto seu auge; de pais, amigos e irmãos que buscavam trazer a felicidade para os habitantes de Chapecó e, fundamentalmente, de pessoas que perseguiam (até o momento com muito sucesso) seus sonhos.

Atuando no ramo do direito, às vezes é fácil de esquecer que por trás de todo caso existem pessoas perseguindo seus sonhos, que por trás de toda marca há sonhadores querendo levar sua ideia adiante. Hoje, a marca da Chapecoense transcende a mera representação de uma atividade empresarial, superando fronteiras para se tornar algo muito maior.

Por: Lukas Ruthes Gonçalves